Detalhamento da contagem – ECDR003 – Um processo vários relatórios

Estudo de Caso – ECDR003 – Um processo vários relatórios

Resposta

  1. A tabela T1, Tabela de Funcionário, é considerada como um ALI.
  2. O processo P1 é considerado como dois processos elementares, duas Consultas Externas (CE).
  3. O processo P2, é considerado como uma SE.

Detalhamento

Processo P1 

A lista de todos os funcionários é a menor atividade significativa e completa. O processo está completo com a emissão de todos os funcionários. Além disso, a lógica de processamento não precisa de filtro para selecionar os funcionários. Já a relação dos funcionários promovidos, possui uma lógica de processamento diferente porque precisa efetuar um filtro pela situação do funcionário. Os dois processos elementares são classificados como duas Consultas Externas (CE), considerando que não existem informações adicionais que comprovem ser uma SE.

Considerações 

“Um Processo Elementar é a menor unidade de atividade que é significativa para o(s) usuário(s). O Processo Elementar deve ser autocontido e deixar o negócio da aplicação que está sendo contada em um estado consistente.”

Segundo o CPM, a única lógica de processamento que não pode ser levada em conta para considerar um único PE é a ordenação.

“Dados são filtrados e selecionados através da utilização de critérios especificados para comparar vários grupos de dados.”

Por exemplo, para gerar uma lista de funcionários por atribuição, um processo elementar compara o código da tarefa de uma atribuição para selecionar e listar os funcionários com esta atribuição.”

“Dados são reclassificados ou rearrumados

Por exemplo, um usuário solicita a lista de funcionários em ordem alfabética.

Nota: reclassificar ou rearrumar um grupo de dados não impacta na identificação de tipo ou de unicidade de uma função de transação.”

 Processo P2

Para selecionar os vintes funcionários mais antigos, o processo deve efetuar um cálculo para identificar o funcionário mais antigo e deve possuir outro cálculo para delimitar os funcionários mais antigos a uma quantidade de 20.

Considerações

“Todas as regras devem ser aplicáveis ao processo elementar para que o mesmo seja contado como uma ocorrência única de uma saída externa ou consulta externa.

  •  A função envia dados ou, informação de controle, para fora da fronteira da aplicação.
  • Para a identificação do processo, uma das três afirmações seguintes deve ser aplicável:

– A lógica de processamento é diferente das lógicas executadas em outras saídas externas ou consultas externas da aplicação.”

“Além de aderir a todas as regras comuns de SE e CE, uma das seguintes regras deve ser aplicável ao processo elementar para que o mesmo seja contado como uma ocorrência única de uma saída externa.

  • A lógica de processamento do processo elementar contém pelo menos uma fórmula matemática ou cálculo.”

Carlos Campos 12/06/2012.

 

 

 

 

 

Speak Your Mind

*


+ 2 = 6