Escopo da contagem

Qual e o escopo de uma contagem?

Para realizar uma contagem de pontos de função (PF) é necessário definir determinados contextos, dentre eles cabe identificar qual é o escopo para o tipo de contagem definida. O escopo da contagem não altera a aplicação das regras de contagem mas influencia no tamanho da contagem e deve ser identificado depois que foi definido o tipo de contagem de pontos de função a ser realizada.

Definição. O escopo da contagem define o conjunto de Requisitos Funcionais de Usuários que serão incluídas numa contagem de pontos de função. Pode ser que inclua todas as funcionalidades de uma aplicação ou uma parte ela, isso depende do propósito do tipo de contagem definida. Na medida em que o escopo define as funcionalidades que vão entrar na contagem, automaticamente está-se definindo as

funcionalidades que vão entrar na contagem de pontos de função, para fornecer respostas relevantes ao propósito da contagem.

Se imaginarmos que o sistema de RH, da figura apresentada, com quatro (4) funcionalidades, podemos dizer que o domínio do escopo da aplicação apresentada terá as seguintes funcionalidades: ‘Incluir funcionário’, ‘Consultar funcionário’, ‘Listar Funcionários Ativos’ e ‘Listar Funcionários Afastados’.

Considerações. No escopo de uma contagem pode existir funcionalidades de mais de uma aplicação. O escopo da contagem é determinado pelo propósito da contagem. O domínio do escopo da contagem depende do tipo da contagem. Para ajudar a identificar o escopo da contagem, pode-se observar as seguintes dicas:

  • Revisar o propósito da contagem de pontos de função;
  • Para a contagem de pontos de função da base instalada, incluir todas as funções atualmente em produção e utilizadas pelos usuários.

Carlos Campos 26/11/10.