Curso de COBOL

Motivação do Curso de COBOL Mainframe

Que conhecimento é necessário para uma pessoa exercer a profissão de desenvolvedor COBOL Mainframe?
Já fez esta pergunta para escolher o curso que lhe capacitará para exercer esta profissão?

Para responder a esta questão, foram feitas pesquisas de levantamento, com base nas experiências de profissionais, em seu mundo real. De nada adianta uma pessoa querer, por qualquer que seja o motivo, realizar um curso para, posteriormente, procurar um estágio como desenvolvedor COBOL Mainframe sem o mínimo conhecimento do que vai ser exigido no seu dia-a-dia. Por outro lado, de nada ainda uma empresa empregar, ou dar treinamento, gratuito, onde são apresentados metade do conhecimento necessário, ou, então, realizar o treinamento em um prazo 69% menor do que o necessário. É certo que, por muito motivos, estas questões, em muitos casos, são colocados em segunda instância, mas, um dia, alguém começará a cobrar, porque não haverá melhoria de produtividade da nossa área se não houver um salto na qualidade de ensino e na exigência dos profissionais que vão iniciar a carreira.

Conhecimento de um profissional COBOL Mainframe

Sequência do Curso de COBOL Mainframe

Sequência do Curso de COBOL Mainframe

Depois de anos de experiencia 24 anos de experiência e através de pesquisa foi elaborado um plano de formação completa para um Desenvolvedor COBOL Mainframe e, com isto, foi desenvolvido este Curso de COBOL Mainframe com os seguintes conhecimentos:

  • Lógica de Programação Estruturada.
  • COBOL, Linguagem de programação.
  • DB2, Gerenciador de Banco de dados.
  • CICS, Sistema gerenciador de ambiente On-Line.
  • JCL, Linguagem de controle de execução Batch.
  • TSO, Sistema administrador do ambiente Mainframe.

 

LÓGICA. Antes de começar a especificar ou construir um programa é necessário conhecer os fundamentos da construção de algoritmos e das lógicas de programação necessárias para elaborar as soluções.

COBOL. Depois de saber criar algoritmos e lógicas de programação, aí sim, pode-se avançar para a linguagem de programação. Agora, então, somente é necessário conhecer a estrutura e os comandos da linguagem.

DB2. Saber lógica e uma linguagem de programação são insuficientes para criar programas e sistemas, é preciso também conhecer um banco de dados para armazenar e manter os dados. Neste caso, é necessário conhecer como funciona o banco de dados e como ele pode ser manuseado através da língua de programação.

CICS. Os sistemas podem ter programas sendo executados de forma Batch e On-Line. Cada um dos ambientes possui as suas características. O CICS é um ambiente On-Line que possui seus comandos que podem ser utilizados pela linguagem de programação.

JCL. Para os programas serem executados de forma Batch é necessário conhecer a linguagem que administra a sua execução. O JCL é a linguagem que faz isso.

TSO. Para se manusear documentos, imagens, músicas e pastas, para armazenar, copiar e excluir é necessário um aplicativo, no mainframe, também é necessário conhecer esse software para criar e manter programas e arquivos.

Certificação COBOL Mainframe

O curso de COBOL Mainframe, completo, está aderente ao plano de certificação oferecido pelo Instituo ICPDUG (www.icpdug.org.br) em parceria com a FGV do Rio de Janeiro. A certificação é realizada para cada área do conhecimento: LÓGICA, COBOL, DB2, JCL e CICS. A certificação tem como objetivo avaliar os conhecimentos e identificar o especialista em Desenvolvimento COBOL Mainframe.

Material didático para o Curso de COBOL Mainframe

O Curso de COBOL Mainframe utiliza como material didático os Livros do Autor Carlos J E Campos (www.carlos-campos.net) para cada área de conhecimento existe editado um livro. O autor lançou os seguintes livros: Livro de LÓGICA, Livro de COBOL, Livro de DB2, Livro de JCL e Livro de CICS.

As obras estão aderentes ao plano de certificação oferecido pelo Instituo ICPDUG (www.icpdug.org.br). São obras independentes e, ao mesmo tempo, integradas. Elas poderão ser utilizadas para estudo e, também, como guia de referência no dia -a-dia do profissional.

Curso de COBOL Mainframe aderente à Certificação do ICPDUG

O Curso de COBOL, completo, está aderente ao plano de certificação oferecido pelo Instituo ICPDUG (www.icpdug.org.br). São obras independentes e, ao mesmo tempo, integradas. Elas poderão ser utilizadas para estudo e, também, como guia de referência no dia -a-dia do profissional.

Pensando um pouco

Pensando

Pensando um pouco: Analise as seguintes questões:
Como você escolhe o curso que vai fazer?
Você quer conhecimento para quê?
Quanto você quer ganhar?
Que profissional quer ser?
Você empresário, como mede a produtividade?
O que vale apena, Baixar o salário ou aumentar a competência do profissional?

Speak Your Mind

*


8 + = 15