Propósito da contagem

Propósito da contagem. Embora o propósito da aplicação não seja considerado uma etapa nos procedimentos de contagem, ele é importante para se iniciar corretamente uma contagem de pontos de função. A pergunta que se deve fazer, mesmo antes de se definir que tipo de contagem vai ser feita é; qual o propósito da contagem?

Podemos considerar como propósito de contagem os seguintes exemplos:

  • Fornecer uma contagem de pontos de função como uma entrada para o processo de estimativa, com a finalidade de ajudar a determinar o esforço para desenvolver a primeira versão de uma aplicação.
  • Fornecer uma contagem de pontos de função da base instalada de aplicações, para dimensionar o valor aplicado na área de sistemas, assim como uma empresa avalia o patrimônio da sua frota de caminhões.
  • Fornecer uma contagem de pontos de função para possibilitar a comparação entre dois pacotes de diferentes fornecedores.

Determina. Existem somente três (3) tipos de contagem de pontos de função e definir o propósito da contagem é importante, porque ele determina o tipo da contagem e por consequência o escopo da contagem.

Se que o propósito da contagem é obter o tamanho para ajudar a dimensionar o esforço necessário para construir uma aplicação, neste caso, o tipo de contagem vai ser um “projeto de desenvolvimento” para  fornecer a primeira versão da aplicação e o escopo da contagem vai ser as funcionalidades da própria aplicação.

Agora, o propósito da contagem é obter o tamanho para ajudar a dimensionar o esforço necessário para construir duas funcionalidades que vão ser inseridas numa aplicação existente, neste caso, o tipo de contagem vai ser um “projeto de melhoria”.

E se o propósito da contagem é obter o tamanho para ajudar a dimensionar o valor de uma aplicação existente, neste caso, o tipo de contagem vai ser “aplicação”.

Como pode observar, identificar o propósito da contagem pode parecer irrelevante mas é uma atividade simples com enorme impacto no tamanho da contagem a ser realizada. Efetuar a contagem das funções que envolvem o Projeto é diferente do tamanho da aplicação. Carlos Campos 29/11/10.