Lógica de programação, o que é?

A  lógica de programação é muito importante para que deseja desenvolver (criar) programas de computador, mas não é só. Para começar é necessário desenvolver o seu raciocínio lógico.

O raciocínio está ligado ao processo de encadeamento dos pensamentos para se obter uma determinada conclusão independentemente se ele está certo ou não e depende dos argumentos envolvidos.

Irving Copi disse, “A lógica é uma ciência do raciocínio”.

No raciocínio é importante o encadeamento dos pensamentos, que são instruções, porque eles devem ser lógicos e estarem coerentes independentemente de estarem certos ou errados, porque senão, como acreditar no resultado?

Por exemplo, vejamos a seguinte frase: “Vou esperar que chegue o domingo para ir ao cinema”. Observe  que da frase podemos retirar as seguintes instruções e na ordem apresentada:

  • Vou esperar até o domingo.
  • No domingo vou ao cinema.

- O que é lógica de programação?

Lógica de programação é a técnica utilizada para colocar as instruções em uma sequência lógica para atingir determinado objetivo, elaborado numa linguagem de programação.

- O que é sequência lógica?

Sequência lógica é um encadeamento de passos conhecidos e determinados que, executados, buscam atingir o objetivo proposto.

- Qual a importância da lógica de programação?

A lógica de programação permite definir a sequência lógica de instruções, que quando executado o algoritmo, chega-se de forma clara e eficiente a um determinado objetivo.

Algoritmo é a sequência lógica, com início meio e fim, dos passos necessários para realizar uma tarefa específica. Pode–se ver o algoritmo como uma receita para atingir um objetivo. Existem vários conceitos sobre algoritmos. Vejamos um deles:

“Um conjunto finito de regras que provê uma sequência de operações para resolver um tipo de problema específico” [Knuth - Professor da Universidade de Stanford, autor da coleção “The art of computer programming”]

Tome-se como exemplo a receita para fazer uma omelete de sardinha. Estas tarefas devem ser objetivas, claras e precisas. Vejamos a receita:

  • Passo 1 – Abrir a lata de sardinha,
  • Passo 2 – Quebrar os ovos e batê-los,
  • Passo 3 – Juntar os ovos com a sardinha,
  • Passo 4 – Despejá-los na frigideira.

- Porque usar uma metodologia para criar uma lógica de programação?

Na elaboração de uma lógica de programação é importante a utilização de uma metodologia para que o algoritmo possa estar o mais claro e objetivo possível para os outros que não aquele que o criou.

Carlos Campos 23/12/10.