Programa de computador, O que é?

Um programa de computador nada mais é do que algoritmo escrito em uma linguagem de computador como: Cobol, Java, PHP, Pascal, C, Fortran, Visual Basic, entre outras; e que é interpretado e executado pelo computador (máquina, Hardware), que interpreta de forma rigorosa cada linha do algoritmo que existe no programa. Pode-se dizer que o programa é uma lista de instruções para serem executadas. O Programa tem que ser “carregado” na memória principal do computador para ser executado.

O bom desempenho de um computador está na capacidade de executar bilhões de instruções  por segundo e o bom desempenho dos sistemas (aplicação, software) está na capacidade dos programas executarem com eficiência o objetivo e ainda se integrarem uns com os outros. Desenvolva programas péssimos e veja o resultado decepcionante; fica lento as repostas, ocorre erros com frequência, o processamento de retaguarda (batch) tem inúmeros problemas e constantemente para por causa de dados que não ao previstos nem tratados pelos programas.

O segredo cada vez mais importante é em escrever programas cada vez mais eficientes independente do seu tamanho, e isso só bons programadores é que fazem e é claro, utilizando boa lógica de programação. Pense nisso.

Deseja ser um bom programador? O que é preciso para conquistar esse título?

Carlos Campos 30/12/10.