COBOL para DOS

O COBOL é uma linguagem muito utilizada em grandes processamentos, isto é, onde existe a necessidade armazenar e processar milhões de registros por ser estável, simples e rápida de execução. Talvez, por estes motivos, haja versões da linguagem para os ambientes de micro computadores com ambiente DOS, entre outros. Uma pesquisa que li, recentemente, apontava que a linguagem de COBOL era a mais utilizada e que existia uma um percentual aproximado de 30% de sistemas em CLIPPER que rodam em micro computadores e tinha também um percentual significativo que eram em COBOL de micro, como são chamados.

Se você deseja conhecer, ou aprender baixe a versão do COBOL MIcro Focus 4.5 que é fácil de instalar e de executar programas nele. Siga o manual que está na pasta  “DOCS” e execute os programas que estão na pasta “SOURCE”.

Um aplicativo (Software) utilizado no Windows para desenvolvimento de programas COBOL para o ambiente Mainframe é o MFE (Mainframe Express). O MFE pode ser instalado diretamente no computador ou numa máquina virtual. Para criar uma máquina virtual pode-se usar o sotware VirtualBox.

Recomendo a intalação do MFE no VirtuaBox.

Baixe o COBOL 4.5.

Baixe o manual de instalação e confuguração do COBOL 4.5.

Baixe o manual do MFE.

Aproveite e boa sorte.

Carlos Campos 02/03/2011

Comments

  1. Nilton Ferreira says:

    Congratulações. E meus Parabéns por continuar pregando as grandes vantagens do COBOL. Peço, se possível, que indique onde conseguir manuais do programador do COBOL4.5. Particularidades das Pictures, subprogramação …, e de dar uma olhada quanto à integração com o BD SQL e plataforma .NET ou JAVA.

    Já trabalhei com COBOL, ocasionalmente leio algum de seus artigos.

    Procurava material sobre “pontos de função” e grande foi minha alegria ao ver o anuncio de seu site no google,

    Quanto aos cursos de APF, não encontrei informações quanto aos custos, datas, horários, locais…

    Mais uma vez, parabenizando-o pelo seu trabalho,

    Nilton Ferreira.

    • admin says:

      Nilton,

      Os cursos devem começar em agosto e estarei colocando no site.
      Obrigado.
      Carlos

  2. Lucas says:

    Muito obrigado mesmo.
    Estava quebrando a cabeça para fazer um simples programinha COBOL, e graças a você vou realiza-lo.Mas precisa treinar na parte de CICS e DB2 se você tiver alguma dica para me dar será muito bem vindo.

    OBS: tenho 15 anos e muitas pessoas (outros programadores de Java e C) falavam mal do Cobol, só q pelo contrário eu amei e sou muito leigo nesse assunto quando se trata de um “emulador ou sistema de MAINFRAME para pc” se puder me ajudar