Tipos de contagem

Quais são os tipos de contagem utilizados na APF?

Para realizar uma contagem de pontos de função (PF) énecessário definir determinados contextos, dentre eles qual o tipo de contagem a ser realizada. O tipo de contagem não altera a aplicação das regras de contagem mas pode influenciar no Calculo do tamanho no final na contagem. Antes de iniciar uma contagem de pontos de função deve-se identificar qual o tipo de contagem que se vai efetuar dentro dos três (3) definidos pelo CPM (Manual de Práticas de Contagem) do IFPUG.

Existem os seguintes tipos de contagem:

  • Contagem de pontos de função de projeto de desenvolvimento
  • Contagem de pontos de função de projeto de melhoria
  • Contagem de pontos de função de aplicação

Projeto. O que é projeto? É uma coleção de tarefas de trabalho para a realização de um produto a ser entregue num determinado prazo (tempo) de execução.

Projeto de desenvolvimento é aquele que tem como objetivo desenvolver e fornecer a primeira versão de uma aplicação (criação de uma aplicação). O tamanho funcional de um projeto de desenvolvimento é uma medida de funcionalidade que é oferecida aos usuários com a criação da aplicação. A contagem de pontos de função de um projeto de desenvolvimento mede as funções fornecidas ao usuário na primeira instalação da aplicação (quando o projeto é concluído). Após a finalização do projeto de desenvolvimento deve ser iniciada a contagem de pontos de função da aplicação.

Se imaginarmos que o sistema de ‘RH’, conforme figura, é a representação das funcionalidades de um projeto de desenvolvimento onde vai ser construída a aplicação, temos que as funcionalidades do projeto são: ‘Incluir Funcionário’ e ‘Consultar Funcionário’.

Projeto de melhoria é aquele que tem como objetivo efetuar e entregar uma manutenção adaptativa de uma aplicação já existente. A contagem de um projeto de melhoria mede as modificações nas funções da aplicação existente, através da inclusão, alteração ou exclusão de funções fornecidas ao usuário na conclusão do projeto. Quando um projeto de melhoria é concluído e instalado, a contagem de pontos de função da aplicação deve ser atualizada, utilizando uma fórmula específica para refletir as alterações das respectivas funcionalidades. O tamanho funcional de um projeto de melhoria é uma medida das funcionalidades que são oferecidas aos usuários com a implantação do respectivo projeto.

Se imaginarmos que o sistema de ‘RH’, da figura abaixo, é a representação das funcionalidades da aplicação existente mais as funcionalidades de um projeto de melhoria para acrescentar as seguintes funcionalidades: ‘Listar Funcionários Ativos’ e ‘Listar Funcionários Afastados’.

Contagem da aplicação está associada à aplicação instalada, conhecida também como uma contagem de pontos de função da baseline. Esta contagem fornece uma medida das funções que a aplicação oferece atualmente ao usuário. O tamanho da aplicação deve iniciar quando da finalização do projeto de desenvolvimento e, deve ser atualizada toda a vez que um projeto de melhoria alterar as funções da aplicação.

Se imaginarmos que o sistema de ‘RH’, da figura abaixo, é a representação das funcionalidades da aplicação existente após o projeto de melhoria, temos que toas as funcionalidades apresentadas compõem a aplicação atual.

Carlos Campos 25/11/10.

Comments

  1. Guido says:

    O assunto “tipos de contagem” sempre me causou um pouco de confusão. Seu artigo me ajudou a esclarecer muitas coisas.
    Obrigado!