Certificação

Certificação desenvolvedor COBOL Mainframe

O mercado de desenvolvimento de sistemas para computador à muito está necessitado de certificação. Por este motivo, Está em criação a certificação para o desenvolvedor COBOL Mainframe. Veja abaixo, o contexto do mercado de trabalho e da formação do profissional e como é vista a necessidade de qualificação.

Como está o mercado de treinamento

Os treinamentos atuais estão apresentados sobre o foco visual moderno, mas se for observado o conteúdo, a forma de como está sendo aplicado e o seu aproveitamento poderá ser verificado na vida real as consequências reais que um desenvolvedor passa para o programa e consequentemente para as aplicações nos seguintes pontos: o tempo para o desenvolvimento e a qualidade e eficiência dos programas. O tempo e a qualidade impactam no custo de construção e na qualidade, que não se vê, dos programas. A qualidade e eficiência dos programas pode ver visto no tempo que ele gasta para executar o seu objetivo e nas grandes necessidades de manutenção, haja visto o que as corporações gastam sem ter a real necessidade de manutenções das suas aplicações, mesmo que cada vez mais utilizem processos que tentem fechar brechas, só que os processos são feitos por homens de “fora” e os homens de “dentro” sabem, como o camaleão adaptar-se aos momentos.

O ensino superior tem como objetivo formar o cidadão num grupo genérico de conhecimento e não atende à necessidade que um desenvolvedor, e muito menos no COBOL, precisar ter. Isto está claro, mas o mercado absorve o profissional porque não existe nada diferente, e se a empresa for formar gasta muito tempo e recursos financeiros para depois perder o profissional para o concorrente. Para compensar as empresas elaboraram treinamentos específicos e resumidos, onde o profissional continua a ter a necessidade de aprender no exercício da necessidade, como se diz, no “tranco”. Vejam que isto significa continuar a alimentar a falta de conhecimento teórico, e isto tem consequências desastrosas.

Como está a capacitação do profissional de hoje

Os profissionais seniores e de várias categorias da área sabem por experiência própria o que vou relatar com um exemplo que aconteceu comigo. Nos anos de 2006 estava numa empresa internacional de outsourcing, em São Paulo, e dava suporte à aplicação de internet para clientes, pessoa física, na parte do mainframe de um banco multinacional, e vejam o que aconteceu. Num determinado dia chegou uma solicitação para que avaliasse uma ocorrência que estava impactando o sistema implantado recentemente somente para algumas agências. Analisando o programa em questão averiguei que não existia erro no mesmo mas que precisava de uma reestruturação na sua lógica. Por falta de mão-de-obra foi-me solicitado que resolvesse o problema já que o envio de mensagens estava parado. Por minha indicação coube-me criar um novo programa conforme a segunda opção de reestruturar a lógica que era composta por vários balance-line com acesso ao banco de dados DB2. E sabem o que aconteceu? O programa que tratava 300.00 registros e levava três horas e não terminado, era encerrado, depois de uma semana o novo programa executou mais de 900.000 registros em seis minutos. Além de existirem enormes quantidades de erros que são tratados diariamente, ainda existem programas mal construídos que levam tempo demasiado. Por quê isto acontece? Por causa das deficiências de formação dos profissionais. E este não é exemplo isolado.

Como é a formação

Profissionais capacitados e qualificados são a chave do sucesso pela busca da produtividade de qualquer empresa. Nestes tempos em que o conhecimento é a base e o precursor da sustentabilidade da sociedade em que vivemos.

Pensando na pessoa como centro do conhecimento, foi cuidadosamente planejado uma sequência modular de conhecimentos necessários para a formação do desenvolvedor COBOL Mainframe. Este método poderá fácilmente ser aproveitado na formação do desenvolvedor COBOL para os ambientes dos computadores pessoais com internet e Mainframe.

A formação completa está dividida em quatro módulos interdependentes na sua sequencia de aprendizado (Lógica, COBOL, DB2 e CICS).

Objetivo da certificação

A certificação vem para agregar valor para a empresa, na medida que vai avaliar o conhecimento para a necessidade específica que o professional precisa ter, possibilitando a criação de um quadro de profissionais altamente qualificados e nivelados com o objetivo de planejar, definir e criar sistemas e programas com eficiência e qualidade.

E para o profissional, vem para valorizar a sua capacitação, a sua formação, diferenciando-o dos demais profissionais, fornecendo-lhe as credencias de um profissional especialista, aderente com as necessidades de conhecimento específico.

Manter a certificação

Ao precisar manter a certificação atualizada do profissional, a empresa garante que sempre vai ter um profissional com o conhecimento sempre atualizado e mantido, com isso mantém sempre o nível, a qualidade e a produtividade dos seus profissionais.

Como é a certificação

O certificado de especialista em desenvolvimento de programação COBOL, CCPDS – Certified COBOL Program Development Specialist, será fornecida automaticamente a certificação a quem prestar exame nas seguintes área do conhecimento:

  • Lógica de programação estruturada
  • Linguagem de programação COBOL
  • Sistema Gerenciador de Banco de Dados DB2
  • Sistema gerenciador CICS
  • JCL (Job Control Language)

Cada grupo de conhecimento possui um exame para se obter a certificação: CCPDS-LÓGICA, CCPDS-COBOL, CCPDS-DB2, CCPDS-CICS e CJCLPDS-JCL. Após todos os exames, o filiado ao instituto obtém automaticamente a certificação CCPDS-MAINFRAME. Esta certificação é um indicador que a pessoa é um especialista na área de desenvolvimento de sistemas COBOL Mainframe. É um profissional completo, capacitado. 

Para mais informações entrar em contato