Livro de APF

Livro de APF A P F

  Análise de Pontos de Função

  Autor: Carlos J. E. de Campos
  Páginas: 258
  Formato: 17 x 24
  São Paulo
  Terceira edição
  2013

  Versão monocromática e colorida

  Desejo comprar versão Monocromática

  Desejo comprar versão Colorida

  Disponível EBOOK (Contatar autor)

  Ver Amostra

 

Sinopse

Este livro apresenta os conceitos, regras e procedimentos do método de medição de tamanho funcional do IFPUG, conhecido como Análise de Pontos de Função (APF), existente no CPM v4.3.1 (Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função).
O conteúdo foi agrupado por grupo de assunto e está identificado por símbolo. Cada capítulo possui questionário para prática dos conceitos. Para cada capítulo existe um teste On-Line onde pode praticar o conhecimento.
Tem como objetivo ser um material de estudo para a capacitação, certificação e de apoio para profissionais na busca de orientações para a aplicação das regras nas contagens, ou para estudantes da área de informática que buscam um livro didático para a sua formação acadêmica.
Possui também chamadas de pensamento como forma de mostrar a aplicabilidade isenta da metodologia em pontos específicos que o autor entende ser necessária uma maior atenção do leitor.

Para a aquisição ou informações, entrar em contato

 

Depoimentos sobre o livro de APF

“Pelas poucas páginas disponibilizadas como “aperitivo”, percebe-se a qualidade e o valor dos ensinamentos contidos no livro “APF” de sua autoria. Fica aqui minha sugestão de que ofereça links para livrarias que comercializem suas obras.” (06/20111)

                                                   Nilton Ferreira

“Estudo Análise de Pontos de Função desde 1995 e trabalho com Análise de Pontos de Função desde 1998. Em geral, existem poucas publicações na área de métricas. O livro do Carlos Campos é sem dúvida uma contribuição importante para a área e em português para os que não gostam de ler em Inglês. O livro possui uma leitura muito agradável. Um ponto importante são os exemplos práticos apresentados, a teoria é apresentada com exemplos práticos de sistemas, fáceis de se fazer analogias. De fato, analogia é outro ponto forte  do livro. Gostei muito das analogias da construção de um sistema com a construção de uma casa, demonstrando as diferenças entre as métricas de tamanho e as de custo e esforço. Por fim, só resta parabenizar o autor pelo livro.” (10/2011)

                                                  Claudia Hazan

 

“Tive o grande prazer de acompanhar o desenvolvimento da(s) obra(s) literárias elaboradas pelo Carlos, obra que patenteia o expertise deste profissional no tocante a aplicação das melhores práticas de métricas com base nas técnicas da análise de ponto de função “APF”. O APF que era escasso de boas literaturas, agora ganha com o lançamento do seu livro em APF uma nova vitalidade. Parabéns.” 7 de setembro de 2011

                                                  Claudio Alves Teixeira Filho

 

A parte gráfica (cabeçalho e rodapé) e as ilustrações ao longo do livro tornam a leitura mais agradável. Os exemplos de contagem no final do livro são bons exercícios para testar meus conhecimentos para o exame CFPS. Acho que poderia abordar também estimativas de software, de acordo com a NESMA que é utilizada hoje no mercado. Gostei bastante do livro que será agora uma fonte de pesquisa para tirar dúvidas eventuais nas minhas contagens.” (04/2012)

                                                 Emerson Rocha Dutra

 

“Trata-se de um otimo material pela simplicidade com que é lidado o assunto. Dá uma boa orientação inicial e complementação de conhecimentos para quem nunca ouviu falar de pontos de função ou está iniciando. ”  (06/2012)

                                                 Manoel Abrantes Neto

 

“Pelo que pude ver seu livro é muito mais didático que os outros livros que já vi sobre o assunto, tem uma linguagem mais fácil de ser entendida… Gostei mesmo…”  (08/2012)

                                                 Gabriela Brito Piovezan

 

“Apesar da absoluta falta de tempo, principalmente devido às quase 5 horas > diárias preso no trânsito, tenho adotado como hábito fazer minhas leituras no metrô e nos ônibus (executivo, pelo menos). Depois da primeira leitura de seu livro fiquei bastante impressionado com sua abordagem, muito parecida com a minha, com muitos exemplos e analogias, além de botar o dedo nas feridas, chamando a atenção para problemas do cotidiano nas métricas. O livro é muito claro e determinado em sua proposta, de realmente iniciar técnicos e leigos nos meandros da APF. Tenho andado cansado e talvez tenha me perdido, mas não consigo encontrar as tabelas para determinar a complexidade das Funções Transacionais… Me parece que deveriam estar depois da página 91, antes de entrar no tópico “Medir funções de dados”…  As tabelas para determinar a complexidade das  Funções de Dados eu encontrei, na página 101, no tópico “Como determinar a complexidade da função de dados”.

Quando se escreve qualquer coisa sobre APF a primeira coisa de que sefala é sobre as tabelas…
Ora, até uma criança sabe usar aquelas tabelas e atribuir valores às Funções!
O duro, o trabalho intelectual está na IDENTIFICAÇÃO das Funções.
Esse, mesmo os mais experientes se atrapalham aqui e ali. Daí o meu ponto de vista, que para ensinar APF são precisas muitas analogias, exemplos e conceitos práticos do seu uso no cotidiano das empresas.
Não “contamos” uma aplicação. Na verdade identificamos suas funcionalidades, mas o termo “contar” já está no sangue, não é mesmo?
  (08/2012)

                                                  Marcus Mello

 

“O que me chamou a atenção foi a didática que você utiliza para passar ensinamento. Gostei muito (até porque, além de um T-Rex à procura de atualização, não sou nenhum nerd!).”  (10/2012)

                                               Hamilton Pitanga