Livro de LÓGICA

Livro-Logica-Capa-17x24  LÓGICA

  Desenvolvimento COBOL Mainframe

  Autor: Carlos J. E. de Campos
Páginas: 340
Formato: 17 x 24
São Paulo
Terceira edição
2013

  Desejo comprar versão Monocromática

  Disponível EBOOK (Contatar autor)

  Ver Amostra

 

 

Sinopse

Esta obra apresenta os conceitos do método estruturado na elaboração da lógica para a criação de programas em linguagem de computador, uma técnica é muito importante no desenvolvimento de sistemas de informação. Existe muita literatura sobre este assunto, mas esta, em especial, foi desenvolvida para encadear o pensamento na construção de algoritmos, de forma estruturada, e a se integrar com a linguagem de programação COBOL.

Um dos grandes benefícios da obra é a “criação” de tipos de lógica para tratá-la individualmente. Com este intuito foi criado  treze tipos de lógicas que são a base e fundamentais para a criação de um sem número de soluções da vida real, idéia tirada da longa experiência profissional. Cada uma das lógica tem o seu algoritmo criado no diagrama de blocos (fluxograma) e na linguagem pseudocódigo.

O conteúdo foi elaborado pensando também no próximo passo que é o aprendizado de uma linguagem de programação, no caso será utilizado para a prática da linguagem COBOL; e possui questionários para a fixação do conteúdo com as respectivas respostas.

Tem como objetivo ser um material de estudo para a capacitação, certificação e de apoio para profissionais na busca de orientações para a aplicação das regras nas contagens, ou para estudantes da área de informática que buscam  um livro didático para a sua formação acadêmica.

É um excelente aprendizado para quem deseja crescer na área de desenvolvimento de sistemas, qualquer que seja a área.

Para melhorar o desenvolvimento do seu conhecimento faça o curso presencial ou pela modalidade EaD (Ensino a Distância).

Esta obra está aderente ao programa de formação do especialista em desenvolvimento de programação COBOL, CCPDS – Certified COBOL Program Development Specialist, fornecido pelo Instituto ICPDUG (INTERNATIONAL COBOL PROGRAM DEVELOPER USERS GROUP).

Para a aquisição ou informações, entrar em contato

 

 

Depoimentos sobre o livro de LÓGICA

Grande parte dos iniciantes em programação se preocupa em aprender a desenvolver uma linguagem de programação. No entanto, na fase inicial de aprendizado da mesma, o mais importante é conhecer a lógica da programação, a qual norteia todo o desenvolvimento do raciocínio lógico por parte do programador.

Não existem “fórmulas” em informática, o que existe é o aperfeiçoamento organizado de nossa forma de pensar e raciocinar sobre um problema, podendo extrair do mesmo uma solução eficiente e eficaz, sob um determinado ângulo de visão. Assim, verificamos que é preciso aprender a pensar sobre os problemas, extraindo deles o máximo de informações. A solução que criamos para um determinado problema necessita ser exteriorizada e expressa numa linguagem publicamente conhecida. Assim, utilizamos a lógica de programação para desenvolver nossas soluções, e os algoritmos para apresentar essas soluções.

Falar em lógica de programação significa apenas contextualizar a lógica na programação de computadores, buscando a melhor sequência de ações para solucionar determinado problema. Na programação de computadores, o nome dessa sequência de ações é algoritmo, que é, de maneira bem simples, a sequência de passos ou ações para atingir um objetivo.

O livro de LÓGICA, escrito pelo Dr. Carlos Joaquim E. de Campos, é um livro didático, visando capacitar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, apresenta a parte teórica sempre associada à parte prática. O programador iniciante que coloca o carro na frente dos bois, não vai atingir seu objetivo e consequentemente vem a desanimar de ser um programador, e os programadores experientes ouvem a célebre frase, “programação é pra louco”, e eu digo dizendo que programação não é pra quem quer, é preciso gostar e muito, quando se gosta de algo a dedicação chega ao extremo.

Ao programador iniciante que fizer uso do livro do Dr. Carlos Campos, recomendo que leia com atenção o prefácio do livro onde o Dr. Carlos faz uma abordagem simples, clara e direta sobre lógica, a mente do leitor se abre como um leque e o caro leitor pode então vislumbrar um horizonte e chegar à conclusão de que lógica é a simplicidade colocada em ordem.

Ademir Nelson Marinho

Comments

  1. Rafael Pereira Dos Santos says:

    Carlos!
    Boa Noite!

    Achei muito interessante seu livro, fiz o curso de cobol e estou a uma semana como treinee.
    Gostaria de saber como faço para comprar seu livro.

    • Carlos says:

      Olá, Rafael!

      Que bom que gostou da proposta. Neste momento o livro está editado mas, estou vendendo impresso e encadernado.
      Se desejar desta forma, posso lhe enviar pelos correios.

      Obrigado,
      Carlos

  2. Heber Rodrigues says:

    Olá Carlos boa tarde, estou cursando COBOL, porem tenho algumas dificuldades em lógica, gostaria de saber se este livro me ajudaria a desenvolver um raciocínio e uma lógica mas apurada.
    Tbm estou muito interessado em comprar esse livro, como faço?