Certificação APF

A certificação  em APF chama-se CFPS (Certified Function Point Specialist)  do IFPUG, e  tem como objetivo reconhecer formalmente os profissionais capazes de aplicar o método de medição funcional, a APF (Análise de Pontos de Função) , para dimencionar o tamanho das funcionalidades da aplicação.

Para adquirir a certificação CFPS, é necessário ser aprovado em um exame com uma taxa de acerto mínimo de 90%. Este exame consiste em, aproximadamente, 150 questões de múltipla escolha baseadas no seu Manual de Práticas de Contagem (CPM – Counting Practices Manual). É um exame de difícil aprovação em função do tempo de duração, 3 horas, e também da exigência da taxa de acerto elevada. O prazo de validade da certificação é de três anos, após o qual o certificado deve submeter-se novamente ao exame para renovação da certificação. A partir de Julho de 2008 o exame foi automatizado e pode ser aplicado por qualquer centro credenciado pela Prometric no mundo, na data agendada pelo interessado. Há a opção do exame em inglês e também em português. Para buscar a lista de centros autorizados a ministrar o exame CFPS, acesse http://www.prometric.com/IFPUG. Não há a exigência de formação superior, comprovação de experiência com APF ou ter assistido qualquer curso para tentar a certificação. O único pré-requisito para prestar o exame CFPS é ser filiado ao IFPUG.

Para quem deseja obter a certificação CFPS do IFPUG, é necessário realizar estudos de capacitação, e importante também realizar uma preparação com esttudo e treinamento nos conceitos do método para agilizar o raciocíno nas respostas das questões do exame. Da mesma forma, é importante para o certificado realizar uma preparação com treinamento nos conceitos do método, porque a prática, muitas vezes, afasta de todo o conteúdo do CPM.

Pela observação e experiência, elaboramos treinamentos completos no seu conteúdo e oferecemos a possibilidade de praticar os conceitos com testes on-line para avaliar os conceitos e simulados para praticar para o exame.

Se sua jornada é se capacitar no método de medição funcional, APF (Análise de pontos de função), para realizar contagens de pontos de função, ou obter a certificação, pela primeira vez ou para renovar, analise a nossa oferta em www.carloscamposinfo.com. Para as empresas oferecemos a possibilidade de realização de turmas fechadas, com qualquer quantidade de alunos, e nas datas e horários mais convenientes. A toda a pessoa que utiliza nossos cursos oferecemos a garantia que lhe oferecemos acesso a todo os conteúdo e a testes para que esteja bem preparado.

Carlos Campos (15/08/2011)